10 Convincentes Razões para se Crer na Bíblia

Resultado de imagem para Crer na Bíblia

No estudo de hoje quero apresentar dez convincentes razões para se crer na Bíblia, desde que se esteja disposto a tanto.

Podemos acreditar na Bíblia, em pleno século 21? Seria a Bíblia mais do que um livro de mitos e histórias para crianças? Confira as 10 razões porque acredito nela:

Primeira: A Bíblia afirma ter sido inspirada por Deus. Ela foi escrita por pessoas comuns, mas essas pessoas foram guiadas pelo Espírito Santo. (Segunda carta de Pedro, capítulo um, versículos 20 e 21). Por ter sido inspirada por Deus, a Bíblia está em um nível diferente dos outros livros.

Segunda razão porque acredito na Bíblia: Jesus citou a Bíblia. Lucas 24:27 e 44, afirma isso. Eu não acredito que Cristo fosse citar um livro de contos de fadas.

Terceira: As profecias da Bíblia são corretas. O profeta Miquéias, que viveu cerca de 500 anos antes de Cristo, predisse que Jesus nasceria em Belém, na Judéia. A profecia se cumpriu em cheio. O profeta Isaías, no capítulo 13, predisse que Babilônia seria destruída; que ficaria sem moradores; se tornaria a casa de aves e animais selvagens. Essa profecia teve um cumprimento literal – sem falar em muitas outras.

quarta razão porque acredito na Bíblia: a arqueologia confirma a Bíblia. Repetidamente, a arqueologia tem confirmado a veracidade da Bíblia. Vou citar um caso. T. K. Cheyne disse, na edição de 1881 da Encyclopaedia Britannica, que as passagens bíblicas sobre os hititas não podiam ser “tomadas estritamente como documentos históricos” porque não havia evidências de que esse grupo tenha existido. Hoje, graças à arqueologia, a Encyclopaedia Britannica concorda com o que a Bíblia afirma sobre os hititas.

quinta razão: a mensagem bíblica tem unidade. Embora cerca de 40 autores tenham participado na elaboração dos escritos bíblicos, num período de mais ou menos 1.500 anos, não há contradições neles. Os autores não se chocam uns com os outros.

sexta razão: a Bíblia dá lampejos científicos. Ela não é um livro de ciência, mas não erra quando fornece um de seus flashes científicos. Jó 38:31 fala em “atar… o sete-estrelo”. De fato, as sete estrelas da Plêiade se deslocam no espaço numa mesma direção. R. J. Trumpler, do Observatório Lick, na Austrália, diz que a estrelas estão todas amarradas juntas e “voando como um bando de pássaros”. Nesse mesmo texto do livro de Jó encontramos a frase “soltar os laços de Órion.” De fato, as estrelas do laço de Órion viajam separadamente.

sétima razão porque acredito na Bíblia: ela resiste à ação do tempo e dos críticos (Isaías 40:8). Apesar de todo tipo de ataque, incluindo aí a fúria dos críticos, a Bíblia chega com vida e saúde ao século 21.

oitava razão: Deus e a Salvação constituem os temas centrais da Bíblia. Em marcante contraste com outros escritos ditos “sagrados”, a Bíblia focaliza mais Deus e a maneira como as pessoas podem ser salvas do que as façanhas humanas.

nona razão porque acredito na Bíblia: a Bíblia apresenta uma excelente ética. A moralidade e a ética apresentadas pela Bíblia são contrárias à inclinação natural das pessoas, mas não ao bom senso. “Felizes os pobres de espírito” e “ame seus inimigos” são dois ensinamentos interessantes, não acha?

E a décima razão porque acredito na Bíblia: A Bíblia transforma vidas (Hebreus 4:12). Alguns anos trás, um militar visitou uma ilha de canibais no Pacífico Sul. Certo dia, viu um velho sentado em frente à sua cabana lendo um livro. Perguntou o que ele estava lendo. Levantando sua Bíblia, o chefe disse: “Leio o livro de Deus”.

“Você está meio ultrapassado, não?”, atacou o militar. “Em meu país não acreditamos mais nesse livro. Achamos que ele não passa de um amontoado de mitos.”

O velho chefe pensou devagar, então replicou: “Talvez vocês não acreditem na Bíblia em sua terra. Mas esse Livro me fez um homem bom. Antes dele chegar aqui, eu comeria você. Agora o Livro me mudou. Deixei de ser canibal. O Livro de Deus mudou meu coração. Diga-me, homem branco, você quer que eu jogue o Livro fora e coma você?”

O experiente conselheiro Tim LaHaye sugere alguns passos para aproveitar melhor a leitura da Bíblia. Preste atenção:

Primeiro: leia a Bíblia diariamente. A leitura da Bíblia é para a vida espiritual aquilo que a alimentação é para a vida física. A maioria das pessoas gosta de ler a Bíblia, devocionalmente, pela manhã. É mais fácil programar a leitura bíblica para a parte da manhã; basta levantar 15 minutos mais cedo.

Em segundo lugar, marque a duração do tempo. É importante ter um tempo definido, e 15 minutos não é demais. A maioria das pessoas passa mais tempo que isso lendo jornais ou assistindo ao noticiário da TV, ou em telefonemas desnecessários.

Em terceiro lugar, marque um lugar definido. O lugar para fazer a leitura ajuda a concentração e persistência. Os entendidos dizem que a leitura deve ser feita na posição sentada, à uma mesa, e sem outros objetos na mesa, além da Bíblia.

Por último, anote, sublinhe, releia e peça sabedoria de Deus para entender o livro dEle. Como Ele é o autor, Ele o ajudará com muita satisfação. E, não esqueça: se você ler 3 ou 4 capítulos por dia, em um ano lerá toda a Bíblia.

Pr. Montano de Barros
Fonte: Sétimo Dia
Esse post foi publicado em Bíblia Sagrada, Sermões, Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s