É certo sermos punidos pela desobediência de Adão e Eva? ‘E ainda mais por causa de uma maçã…’?

Resultado de imagem para  desobediência de Adão e Eva?

Essa pergunta é interessante e merece atenção. Os seguintes textos irão nos ajudar a entender este assunto: ‘Portanto, assim como por um só homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado, a morte, assim também a morte passou a todos os homens, porque todos pecaram’. (Romanos 5:12). ‘Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor’. (Romanos 6:23).

Estudando estes versos podemos entender que não somos culpados pelo pecado de Adão e Eva, mas sofremos as conseqüências: estatura física diminuída, capacidade mental prejudicada, a morte, etc. Pelo fato de herdarmos de Adão a ‘tendência pecaminosa’, cometemos o pecado e em seguida passamos a tomar parte (assim como ele) nas conseqüências do pecado, pois ‘o salário do pecado é a morte’ (Romanos 6:23 , primeira parte).

Nós sofremos porque Adão pecou; porque herdamos a natureza pecaminosa e porque também somos pecadores.

Não sofremos porque estamos sendo punidos pelo pecado de Adão.

Portanto, nosso sofrimento não acontece por que estamos pagando a culpa de Adão, mas sim porque ao herdarmos dele a ‘natureza pecaminosa’, pecamos como ele e assim passamos a ser também mortais e sujeitos ao sofrimento.

É justo que haja tanto sofrimento por causa de uma ‘maçã’ ?

A árvore do bem e do mal foi colocada jardim do Éden para que Deus pudesse ‘testar a obediência de Adão e Eva a Ele’. Se o homem não fosse fiel a essa mínima prova, com Deus poderia dar maiores obrigações a ele no universo?

Biblicamente não há como definir que espécie de árvore era esta; certo é que não era a ‘macieira’. A árvore em si mesma era inofensiva (não tinha um princípio ativo que tornasse o homem mau). Não foi fruto que fez Adão e Eva tornarem-se pecadores, mas sim o ato de desobediência a Deus.

O comer do fruto proibido foi um ato de aberta transgressão contra Deus; e, pelo fato de a ‘transgressão da lei ser pecado’ (I João 3:4) e a conseqüência do pecado ser a morte (Romanos 6:23), o ser humano passou a ser mortal e a ter o sofrimento como quinhão.

A boa nova é que um dia isto irá mudar: ‘mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor’ (Romanos 6:23 , segunda parte). Através de Jesus Deus nos possibilitou a oportunidade de sermos transformados e ter assim os efeitos do pecado tirados de nosso corpo e de nossa vida. Basta aceitarmos a Jesus como nosso Senhor e Salvador. Se você fizer isto neste exato momento em oração, será salvo. Basta crer (João 3:16; Romanos 10:9).

Esse post foi publicado em Adão e Eva, Perguntas e Respostas Bíblicas, Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s